O CONDUTOR DA CABINE
E NADA MAIS DISSE
Recontar a história da morte do meu pai é uma tentativa de preencher um espaço repleto de lacunas, povoar um lugar insubstituível, dizer o indizível.
QUEM DE DIREITO
A organização popular pelo acesso à terra marca o território do vale do Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu – RJ). As mobilizações recentes contra um projeto de barragem colocam a água, também, como elemento de disputa.
PULMÃO DE PEDRA
Joãozinho trava uma luta insana contra pedras.
THUË PIHI KUUWI – UMA MULHER PENSANDO
Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana que alimenta os Xapiripë e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.
VÃNH GÕ TÕ LAKLÃNÕ
Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.
POR FAVOR LEIAM PARA QUE EU DESCANSE EM PAZ
Um envelope encontrado após a morte da avó da diretora é o ponto de partida para uma reflexão coletiva sobre a loucura e o uso de diagnósticos e rótulos como forma de controle do corpo feminino.
PIRENOPOLYNDA
Em Pirenópolis, Goiás, a Festa do Divino acontece há 200 anos. Tita nasceu na pequena cidade e guarda memórias afetivas preciosas sobre a festa. Anos depois, ao revisitar essas memórias a artista pretende reconstruir e re-tradicionalizar a festa sob um viés afetivo decolonial.
PEIXES VIVOS
Thamirys e Raphael acompanham as filmagens do curta-metragem “Peixe Vivo”, protagonizado por seus filhos Agatha e Gustavo — duas crianças trans de 8 anos.
PASTRANA
Ao reviver memórias, imagens e conversas vividas, a skatista de downhill Melissa busca construir uma homenagem para seu amigo Pastrana. Conforme resgata o passado, com a ajuda de seus amigos e familiares, a presença inerente de Pastrana a ajuda a preencher o silêncio e a melhor compreender o tempo.